Músculos do Braço, Antebraço e Mão | Membros superiores

Os músculos do braço, antebraço e mão fazem parte dos músculos dos membros superiores. O estudo desses músculos refere-se habitualmente apenas aos músculos autóctones, próprios desse segmento corpóreo, isto é, músculos que têm origem e se inserem em peças ósseas do esqueleto apendicular.

Os músculos do braço estendem-se da escápula aos dois terços inferiores do úmero ou ao antebraço, ou do úmero aos ossos do antebraço. Formam dois grupos distintos: um ocupa a loja anterior ou flexória e outro a posterior ou extensória do membro.

O grupo flexor é representado pelos músculos coracobraquial, braquia e bíceps braquial. O extensor, pelos músculos triceps braquial e ancôneo. As lojas anterior e posterior e suas subdivisões são delimitadas por septos conjuntivos da fáscia aponeurótica braquial.

Os músculos do braço e antebraço

músculos-do-braço

Bíceps braquial: estende-se do tubérculo supraglenoidal e borda da cavidade glenóide (porção longa) e do ápice do processo coracóide da escápula (porção curta) à tuberosidade do rádio. Ao nível da prega do cotovelo, do tendão do bíceps expande-se a aponeurose do bíceps braquial que se continua com a fáscia antebraquial.

O bíceps braquial é essencialmente supinador do antebraço; entre os músculos do braço colabora na flexão do antebraço sobre o braço e, em menor grau, na projeção do braço para frente – anteversão ou flexão.

Musculo Coracobraquial: Estende-se do processo coracóide da escápula à metade inferior do úmero. Projeta o braço para frente e medialmente, isto é, flete o braço.

Músculo braquial: Estende-se do úmero ao processo coronóide e tuberosidade da ulna. É o verdadeiro flexor do antebraço sobre o braço.

Tríceps braquial: Estende-se do tubérculo infraglenoidal da escápula (porção longa) e da face posterior do úmero, acima e abaixo do sulco do nervo radial (porções lateral e medial) à parte superior e posterior do olécrano da ulna. Entre os músculos do braço é o responsável pela extensão do antebraço sobre o braço.

Ancôneo: estende-se do epicôndilo lateral do úmero à uma Colabora com o m. tríceps na extensão do antebraço e, provavelmente, na movimentação da ulna, na pronação.

músculos-do-ante-braço

É grande o número de músculos do antebraço. Inserindo-se em sua maioria na extremidade distal do úmero e na proximal da ulna e rádio, alcançam diferentes porções da extremidade distal do membro.

A maioria tem massas carnosas localizadas na parte proximal do antebraço e longos tendões na porção distal. São divididos por septos aponeurôticos em três grupos que ocupam verdadeiras lojas onde os músculos se dispõem em planos superpostos.

Grupo anterior

É essencialmente flexor e pronador. Compreende músculos do braço superficiais, que se inserem através de tendão comum no epicôndilo medial, e músculos profundos.

anterior

São superficiais

Músculo pronador redondo: estende-se do epicôndilo medial (porção umeral) e do processo coronóide (porção ulnar) ao terço médio do rádio.

Flexor radial do carpo: estende-se do epicôndilo medial ao II osso metacárpico.

Palmar longo: inconstante, estende-se do tendão comum de inserção, no epicôndilo medial, ao retináculo flexor e aponeurose palmar da mão. É flexor da mão e tensor da fáscia palmar.

Músculo flexor ulnar do carpo: estende-se do epicõndio medial (porção umeral) e do olécrano e borda posterior da ulna (porção ulnar) ao osso pisiforme).

Flexor superficial dos dedos: estende-se do epicôndilo medial e do processo coronóide (porção úmero-ulnar) e da face anterior do rádio (porção radial) às falanges médias dos quatro últimos dedos.

Músculos do braço profundos

músculos-profundos-do-braço

Músculo flexor profundo dos dedos: estende-se da ulna e da membrana interóssea do antebraço às falanges distais dos quatro últimos dedos. Ao nível das falanges proximais os tendões do flexor superficial dos dedos bifurcam-se e, a cavaleiro, dão passagem aos equivalentes tendões do m. flexor profundo dos dedos.

Flexor longo do polegar: estende-se do rádio e da membrana interóssea do antebraço à falange distal do polegar.

Pronador quadrado: situado profundamente no terço distal da loja anterior do antebraço, estende-se na face anterior da ulna à face anterior do rádio.

Grupo lateral

Nos músculos do braço, é representado por um músculo flexor e dois extensores.

Braquio-radial: estende-se do processo supracondilar do úmero ao processo estilóide do rádio. É o mais superficial dos músculos do braço deste grupo e flete o antebraço sobre o braço.

Extensor radial longo do carpo: estende-se do processo supracondilar do úmero à face dorsal da cabeça do 2° metacárpico. É extensor da mão sobre o punho e colabora na abdução radial.

Extensor radial curto do carpo: estende-se do epicôndilo lateral do úmero à face dorsal da base do 3° metacárpico. É extensor da mão sobre o punho.

Grupo posterior

É representado por músculos essencialmente extensores e supinadores. Compreende músculos do braço superficiais que se inserem através de tendão comum no epicôndilo lateral do úmero e profundos.

São superficiais:

Músculo extensor dos dedos: estende-se do epicôndilo lateral do úmero à face dorsal das falanges médias e distais dos quatro últimos dedos. A porção terminal do tendão em cada um dos dedos trifurca-se distalmente à falange proximal, fixando-se à expansão média na base da falange média, e as expansões laterais na base da falange distal. Constitui-se assim a expansão tendinosa digital dorsal.

Extensor do dedo mínimo: estende-se do epicôndilo lateral do úmero às falanges média e distal do dedo mínimo, onde se fixa de maneira idêntica àquela descrita para os tendões terminais do m. extensor dos dedos. É um músculo muito delgado, de trajeto independente, que age só sobre o dedo mínimo, colaborando na ação dom, extensor dos dedos.

Extensor ulna do carpo: estende-se do epicôndilo lateral do úmero (porção umeral) e da ulna (porção ulnar) à base do V metacárpico.

São músculos profundos:

Músculo supinador: situado profundamente no terço superior do antebraço, estende-se do epicôndilo lateral do úmero e da ulna à face anterior e lateral do rádio.

Abdutor longo do polegar: estende-se da ulna, da membrana interóssea do antebraço e do rádio à base do 1° metacárpico.

Extensor curto do polegar: com ventre intimamente relacionado ao do músculo abdutor longo do polegar, estende-se da membrana interóssea do antebraço e do rádio à base da falange proximal do polegar.

Extensor longo do polegar: estende-se do terço médio da ulna e da membrana interóssea à base da falange distal do polegar.

Extensor do indicador: estende-se da ulna e da membrana interóssea à face dorsal do dedo indicador, onde termina unido ao respectivo tendão do m. extensor dos dedos.

Ao nível do carpo descreve-se no plano das fáscias, o retináculo, que é um espessamento das mesmas. Ele mantém os tendões dos músculos do braço flexores e extensores dos dedos em posição, permitindo-lhes ação total. Considera-se um retináculo flexor e outro extensor.

Músculos do antebraço

Continue aprendendo sobre o SISTEMA MUSCULAR

Gostou desse artigo sobre os músculos do braço e antebraço? Compartilhe!