Tronco encefálico – Anatomia e função do tronco cerebral

O tronco encefálico, também conhecido como tronco cerebral, é formado por três estruturas principais: o bulbo raquidiano, o mesencéfalo e a ponte. Conheça a seguir tudo sobre sua anatomia e função no sistema nervoso.

tronco-cerebral-função



Localização

O tronco cerebral está localizado entre a medula e o diencéfalo. Sua posição se dá na fossa craniana posterior. Apenas um pedaço do bulbo é exocraniano, a sua maioria está presente dentro do crânio (intracraniana).

O órgão está relacionado com uma série de funcionalidades dentro do corpo humano. Sua estrutura é capaz de receber e transmitir informações sensitivas de toda a estrutura craniana, possuindo importantes circuitos nervosos que trabalham com os impulsos neuronais de forma bastante eficiente.

Anatomia do tronco encefálico

A anatomia do tronco encefálico está dividida em três porções principais:



tronco-encefálico-anatomia

Mesencéfalo, ponte e bulbo

Mesencéfalo: O mesencéfalo é a menor estrutura de todo o tronco. Localizado entre a ponte e o cerebelo, possui colículos superiores e inferiores. A região superior é responsável por receber estímulos visuais, enquanto que a inferior compreende os estímulos auditivos. Sua principal função é coordenar os movimentos dos olhos, o movimento corporal e os estímulos da audição e da visão.

Ponte: Localizada entre o bulbo e o mesencéfalo, a ponte é uma grande massa que atua principalmente no controle da respiração. Além disso, ela é a “ponte de transmissão” entre informações nervosas do cerebelo, cérebro e medula espinal.



Bulbo: Também conhecido como medula oblonga ou bulbo raquidiano, o bulbo se localiza na porção caudal do tronco encefálico. Seu formato lembra um cone e sua principal funcionalidade está relacionada com o controle da respiração, dos batimentos cardíacos, da pressão sanguínea e dos estímulos nervosos regionais.

Os centros do bulbo

O bulbo também é dotado de três centros importantes:

  • O centro respiratório (que controla o ato de respirar);
  • O centro do vômito (que controla tal ação);
  • O centro vasomotor (que regula os batimentos cardíacos).

Em sua composição, é possível encontrar um agrupamento de núcleos e fibras nervosas, que formam tratos, fascículos e lemniscos. Para controlar todos os reflexos, sua estrutura concentra núcleos relacionados com a respiração, tônus vascular, intestinal e vesical e a frequência cardíaca.

Função do tronco encefálico no sistema nervoso

O tronco encefálico é responsável pela comunicação entre o cérebro, o cerebelo e a medula espinal, sendo componente essencial do sistema nervoso. Considerado o centro anatômico do encéfalo, a região é imprescindível para o controle de funções básicas para garantir a homeostase corporal.

Além de receber e repassar informações, a região também é responsável pelo controle dos músculos da cabeça e pela conexão entre medula espinal e estruturas do encéfalo. Como principais funções, podemos citar:

  • Controle da respiração e temperatura do corpo (metabolismo basal);
  • Coordenação da pressão sanguínea e batimentos cardíacos;
  • Regulação da atenção e do estado de alerta/prontidão;
  • Função motora e sensitiva (inclusive dos mecanismos de dor).

Histologia e fisiologia

O tronco encefálico possui tanto substância branca quanto cinzenta em sua composição. A substância branca está relacionada com a transmissão e recebimento de informações cerebrais, além do controle da frequência cardíaca e do estímulo sexual.

Já a cinzenta possui núcleos responsáveis pelo controle de atividades basais (como o controle da pressão sanguínea). Todo o recebimento e transmissão de estímulos é regulado graças a conexão de 10 pares de nervos cranianos ao tronco encefálico.

Origem e desenvolvimento

A partir do tubo neural, a formação do tronco encefálico ocorre já nas primeiras três semanas do desenvolvimento embrionário. Logo no início, o tubo neural origina o rombencéfalo.

Após o primeiro mês, surgem duas vesículas, que darão origem futura ao cerebelo e ao bulbo. A parte denominada rombencéfalo (porção posterior do cérebro), é que vai definir a formação do tronco encefálico.

Patologias relacionadas ao tronco encefálico

As doenças relacionadas com lesões ou problemas no órgão tendem a aumentar cada vez mais, graças ao aumento da expectativa de vida humana. O tronco encefálico é uma estrutura tão importante para o corpo, que caso ocorra uma lesão em qualquer um de seus núcleos, o organismo pode sofrer morte cerebral.

Isso acontece porque ele é responsável por controlar mecanismos homeostáticos imprescindíveis, como a troca de estímulos entre Sistema Nervoso Central (SNC) e corpo, controle da dor, batimentos cardíacos e respiração.

Gostou de aprender sobre a anatomia e  funções do tronco cerebral (encefálico)? Compartilhe!