Membros superiores – Anatomia e função | Ossos, músculos e articulações

Os membros superiores do corpo humano são formados por um conjunto de elementos que, trabalhando em conjunto, nos tornam capazes de exercer uma enorme variedade de movimentos. Graças a essas fantásticas ferramentas, somos capazes de realizar desde um simples aceno até atividades complexas e minuciosas.

membros-superiores-anatomia



A seguir, descreveremos a anatomia completa dos membros superiores, exemplificando suas principais funções e movimentos.

Anatomia dos membros superiores do corpo humano

Os membros superiores do corpo humano são formados por um conjunto de ossos, articulações e músculos. Essa região do esqueleto humano é dividida em cinco segmentos:

  • Ombro;
  • Braço;
  • Articulação do cotovelo;
  • Antebraço;
  • Articulação do punho;
  • Mão.

Apresentaremos a seguir a anatomia e função de cada um deles.



Ombro – Anatomia

O ombro localiza-se na região superior do esqueleto apendicular, conectando os membros superiores ao tronco. Trata-se da articulação mais móvel do corpo humano, e também uma das mais complexas. Em sua anatomia, é formado por três articulações:

  • Articulação esternoclavicular;
  • Articulação acromioclavicular;
  • Articulação glenoumeral.

Cada uma delas envolve a interação entre dois ossos, os quais detalharemos a seguir.

Articulações do ombro – características e funções

A articulação esternoclavicular é a que conecta os membros superiores ao esqueleto axial, envolvendo a interação entre a região medial da clavícula e o manúbrio do osso esterno. Auxiliada por diversos ligamentos presentes na região, é capaz de realizar os movimentos de elevação, depressão, prostração, retração e rotação.



membros-superiores-articulação-do-ombro

A articulação acromioclavicular envolve a interação entre a extremidade acromial da clavícula e o acrômio (apófise da extremidade externa da espinha escapular). Essa articulação permite movimentos rotacionais da escápula quando acompanha os movimentos de abdução do braço.

Já a articulação glenoumeral é formada pela conexão entre a cabeça do osso úmero e a cavidade glenóide da escápula. É a principal articulação do ombro, tornando-o capaz de realizar a maior quantidade de movimentos do corpo humano.

Braço (úmero) – Maior osso dos membros superiores do corpo humano

O braço é formado por um único osso: o úmero. É o maior dos ossos dos membros superiores, e possui um papel muito importante no conjunto. Sua extremidade superior articula-se com a escápula, formando a articulação glenoumeral.

Já sua extremidade inferior articula-se com os dois ossos que formam o antebraço: ulna e rádio. Juntos, formam uma articulação complexa, que permite os movimentos do tipo dobradiça e também rotacionais: o cotovelo.

       

Antebraço – anatomia

O antebraço, como descrito acima, é formado a partir da união entre dois ossos: ulna e rádio. Também conhecido como cúbito, o osso ulna é o maior deles, sendo o mais próximo do cotovelo. Articula-se com o rádio por meio de uma articulação do tipo trocoide.

Em sua extremidade inferior, ambos se articulam com os ossos do carpo, formando assim a articulação do punho.

O antebraço abriga 20 músculos, conectados anterior e posteriormente ao mesmo. São os principais responsáveis por auxiliar os ossos a realizarem os movimentos articulares de pronação e supinação do antebraço.

Mão: a ferramenta polivalente dos membros inferiores

De todos os componentes dos membros superiores, a mão é sem dúvida a ferramenta mais polivalente. Graças a ela, somos capazes de executar desde tarefas simples (como amassar uma folha de papel) até trabalhos minuciosos e precisos (como pintar um quadro ou digitar um artigo).

O esqueleto da mão localiza-se na extremidade inferior dos membros superiores. Em sua anatomia, podemos dividi-la em:

  • Carpo;
  • Metacarpo;
  • Falanges.

extremidade-dos-membros-superiores

Anatomia e função da mão

Como descrito anteriormente, a mão se articula com o antebraço graças a conexão entre os ossos ulna, rádio e carpo. O carpo é formado por 8 ossículos e formato irregular, que mantem conexões com os 5 ossos metacarpianos.

Em sua extremidade final, podemos observar os dedos, formados pela união das falanges. Formados a partir da união de três ossos enfileirados (com exceção do polegar, que apresenta apenas 2), as falanges articulam-se com os ossos do metacarpo, possibilitando assim os movimentos de abrir ou fechar a mão, por exemplo.

Função dos membros superiores no corpo humano – resumo

Em resumo, podemos definir os membros superiores como uma prática e indispensável ferramenta para o corpo humano. Graças a eles, somos capazes de realizar as mais variadas tarefas, desde manusear uma enxada até carregar um bebê.

Além disso, os diversos movimentos possibilitados pelos mesmos permitiram ao homem realizar obras de arte de valor inestimável, tocar uma enorme diversificação de instrumentos musicais, escrever livros e, talvez o mais importante, desenvolver a habilidade de realizar cirurgias e salvar vidas. Aprenda mais sobre os componentes dessa fantástica ferramenta com os nossos artigos e domine esse tema!

Gostou de aprender sobre os membros superiores? Compartilhe!