Os ossos do braço, que formam os membros superiores (ombro, braço e antebraço), fazem parte do esqueleto apendicular. A produção de movimentos e o desenvolvimento de forças de resistência frente a qualquer tensão obedecem a atividade dos músculos que atuam sobre os ossos dos membros superiores, que constitui um complexo sistema de alavancas.
Assim, por exemplo, a flexão do cotovelo corresponde ao funcionamento de uma alavanca, promovendo a flexão dos ossos do braço e antebraço. A seguir, apresentaremos os ossos do ombro, braço e antebraço em um resumo completo.
Ossos do ombro – cintura escapular
Antes de seguirmos com o estudo acerca da anatomia dos ossos do braço, é interessante comentarmos sobre a cintura escapular. Este conjunto é formado pela clavícula e escápula (também chamada omoplata). Através da articulação glenoumeral, o braço se conecta à escápula, possibilitando assim os movimentos entre os mesmos.
A clavícula é um osso curvado que se estende desde o extremo superior do esterno aos ombros. É um osso longo que apresenta forma de S, articulando-se com o manubio (internamente) e com o acrômio da escápula (externamente). No homem, a clavícula geralmente é mais curva e grossa do que na mulher.
A escápula (também chamada de espádua ou omoplata) é um osso achatado de formato triangular, que se encontra na parte posterior do esqueleto humano, na altura da parte superior do tórax.
Ossos do braço – Úmero
O úmero é o maior dos ossos do braço. Em sua extremidade superior (cabeça do úmero), articula-se com a escápula utilizando as articulações do ombro. Já em sua extremidade inferior, suas saliências conhecidas como Tróclea e Capítulo articulam-se, respectivamente, o Rádio e a Ulna (ossos do antebraço), utilizando-se da articulação do cotovelo.
Ossos do antebraço – Rádio e Ulna (Cúbito)
O antebraço é formado pelos ossos conhecidos como rádio e ulna. O rádio é o mais curto dos ossos do antebraço, e estende-se do pulso até o cotovelo, sendo que sua cabeça se articula com o úmero por intermédio do Capítulo. Já em sua extremidade inferior, articula-se com o carpo (punho).
A ulna (também conhecida como cúbito) é o maior dos ossos do antebraço, estando articulado com o úmero em sua parte superior (formando o cotovelo), numa articulação do tipo gínglimo (assemelha-se a uma dobradiça). É o osso medial do antebraço.
Articulações dos membros superiores
Os membros superiores são os que possuem as articulações com a maior variedade de movimentos. O ombro, aliás, é capaz de realizar a maior quantidade de movimentos do corpo humano, apresentando uma estrutura articular do tipo poliaxial.
Já as articulações que interligam os ossos do braço, possuem os seguintes tipos de movimentos:
- Articulação uniaxial (que permite os movimentos de extensão e flexão realizados pelo cotovelo);
- Articulação do tipo pivô (permite os movimentos de rotação dos ossos, como na articulação rádio-ulnar.
Ossos das mãos
Na extremidade final do esqueleto do braço, temos as mãos, fantásticas ferramentas que nos possibilitam executar os mais variados movimentos e trabalhos.
Ossos do braço, antebraço e ombro – Anatomia
Continue aprendendo sobre o ESQUELETO HUMANO
Gostou desse artigo sobre os ossos do braço? Compartilhe!