Cérebro Humano | Anatomia e Funções | Partes do Telencéfalo | Resumo

O cérebro humano localiza-se no interior da caixa craniana e atua como a central de comando do corpo humano. É para o cérebro que são encaminhadas todas as informações recebidas pelo sistema nervoso.

cérebro

Função do cérebro humano

O cérebro é o responsável pelo controle da coordenação motora do corpo e atua no funcionamento dos órgãos dos sentidos, na memória, nos sentimentos e na capacidade de raciocinar.

Anatomia do cérebro humano

O cérebro humano é constituído de neurônios e glias, que atuam no transporte de informações através de impulsos elétricos recebidos, havendo uma comunicação constante entre os neurônios.

O cérebro consome cerca de 20% do oxigênio do organismo e recebe cerca de 25% do sangue do corpo, pesando em média 1300 gramas. É composto pelo córtex cerebral e pelo núcleo da base cerebral.

Núcleo da base cerebral

O núcleo da base cerebral localiza-se na parte mais interna do cérebro e apresenta coloração esbranquiçada e trabalha em conjunto com o córtex cerebral, o tálamo e o tronco cerebral.

Possui uma consistência fibrosa que realiza uma interligação de neurônios. Atua na comunicação entre o córtex cerebral e os órgãos dos sentidos e músculos do organismo.

Córtex cerebral

O córtex cerebral apresenta coloração cinzenta e localiza-se na área externa do cérebro. É formado por células nervosas e neurônios e é responsável pelo dom da comunicação, sentimentos, assimilação, concentração e memória.

córtex-cerebral

Além disso, é responsável pelos movimentos musculares, atuando através do córtex motor, que se divide em:

  • Córtex motor primário: Localizado na região dos lóbulos frontais, é responsável pelos movimentos voluntários, em sua maioria relacionados aos movimentos dos membros inferiores e músculos relacionados à fala;
  • Cortex motor pré-primário: Desempenha a função da aprendizagem da coordenação e atua nos movimentos de precisão. É a zona pré-motora que prepara o corpo para algum movimento a ser realizado, passando então ao córtex motor primário a função de executá-lo;
  • Área motor suplementar: Encontra-se acima da zona pré-motora e atua em conjunto com a mesma, ajudando-a a executar os movimentos de postura do corpo humano.

O córtex cerebral é constituído por seis camadas de um fino tecido membranoso, ligadas umas às outras através dos neurônios piramidais. Esses neurônios possuem a capacidade de transportar sinais através de suas camadas do córtex.

O córtex cerebral é segmentado em quatro lóbulos, também conhecidos como lobos cerebrais. Cada um desses quatro lóbulos é responsável por realizar funções específicas no corpo humano.

Lóbulos do cérebro humano

Os lobos cerebrais são designados em:

lobos-cerebrais

Lobo frontal

É o lóbulo que cobre a maior área entre os quatro, localizado na região da testa. Sua função é atuar no raciocínio, memória e comunicação. Também atua nos movimentos do corpo, pois fazem parte do lobo frontal os córtex pré-motor e motor.

Lobo temporal

É o lobo responsável pelo funcionamento da audição, recebendo e interpretando os reflexos sonoros provenientes do sistema auditivo. Localiza-se na porção do cérebro próxima aos órgãos auditivos.

Lobo parietal

O lobo parietal localiza-se entre o lóbulo frontal e a parte de trás da cabeça. É segmentado em duas seções: zona anterior e posterior. A zona anterior do lobo parietal é responsável por interpretar as informações provenientes do corpo que são atribuídas a sensação de temperatura e a dor.

Já a zona posterior do lobo parietal é responsável pela assimilação de espaço e localização física. Para isso, age através de informações recebidas pela zona anterior, analisando-as interpretando-as. Além disso, através da zona posterior, podemos identificar objetos através do toque.

Lobo occipital

É o lobo responsável por receber as informações visuais e transformá-las em imagens projetadas, ou seja, atua nos órgãos da visão. Situa-se atrás do lóbulo temporal e é o menor dos lóbulos em termos de dimensões. O lobo occipital possui duas diferentes áreas: a visual primária e a visual secundária.

Na área visual primária, a informação recebida pelo ambiente e é processada e encaminhada para a área visual secundária, onde é comparada com informações recebidas anteriormente e armazenadas no cérebro. Dessa forma, o cérebro é capaz de reconhecer lugares, pessoas, animais ou objetos.

Hemisférios do cérebro humano

O cérebro humano é composto por dois segmentos, os hemisférios cerebrais. Cada hemisfério cerebral controla o lado oposto do corpo humano, controlando suas ações e cada um deles é responsável por suas funções correspondentes.

hemisférios-do-cérebro

O hemisfério esquerdo é mais atuante em cerca de 97% das pessoas do mundo, e isso explica o fato de que a maioria das pessoas são destras. Quando o indivíduo possui o lado hemisfério direito mais atuante, ele geralmente é canhoto.

O hemisfério cerebral direito atua em:

  • Controle do lado esquerdo do corpo (mão, pernas, braços…);
  • Noções artísticas;
  • Criatividade;
  • Noção espacial;
  • Interpretações musicais;
  • Instinto.

Já o hemisfério cerebral esquerdo atua em:

  • Controle do lado direito do corpo;
  • Dicção e interpretação linguística;
  • Capacidade de escrever;
  • Raciocínio lógico;
  • Capacidade de realizar cálculos ou resolver problemas;
  • Analisar situações.

Os hemisférios direito e esquerdo atuam juntos em determinadas situações que exijam duas ou mais ações ao mesmo tempo. São conectados pela fissura sagital, local onde encontra-se o corpo caloso, formado por axônios ricos em mielina, o que lhe dá uma consistência fibrosa e aparência esbranquiçada. Essa estrutura faz uma interligação entre as regiões do córtex cerebral afim de atuar na troca de informações.

Líquido cefalorraquidiano

O líquido cefalorraquidiano é encontrado no espaço situado entre as meninges pia-máter e aracnoide. Atua na absorção de impactos e movimentos, protegendo o cérebro e a medula espinhal.

Aprenda mais sobre o LÍQUIDO CEFALORRAQUIDIANO

Corpo caloso do cérebro humano

O corpo caloso promove a conexão entre os hemisférios cerebrais. Está localizado na fissura longitudinal do cérebro. É responsável pelo transporte de informações entre o hemisfério cerebral direito e o esquerdo, atuando como uma ponte. Através de estudos científicos foi possível determinar que o corpo caloso é composto de milhões de feixes de axônios e é a maior das substancias brancas do cérebro.

Glândula pineal / Epífise

Aprenda mais sobre a GLÂNDULA PINEAL

Anatomia e funções do cérebro humano – telencéfalo

Continue aprendendo sobre o SISTEMA NERVOSO

Gostou desse artigo sobre o cérebro humano? Compartilhe!