Ossos do Pé | Tarso, Metatarso, Falanges | Nomes e Anatomia | Resumo

Estudando a anatomia dos ossos do pé, podemos encontrar muitas semelhanças com os que compõem o esqueleto da mão.  A primeira delas é referente a sua estrutura, formada por tarso, metatarso e as falanges (que corresponderiam ao carpo, metacarpo e falanges do esqueleto da mão, respectivamente). A seguir você irá aprender tudo sobre a anatomia e o nome dos ossos do pé em um resumo completo.

Anatomia – Nomes dos ossos do pé

O conjunto de ossos que formam os pés localizam-se na extremidade inferior dos membros inferiores e são a base do esqueleto humano. Conforme já mencionado, o esqueleto do pé é dividido em três partes:

  • Tarso: Corresponde ao carpo do pulso e é formado por sete ossos entre os quais citamos o astrágalo e o calcâneo;
  • Metatarso: Cinco ossos correspondentes ao metacarpo;
  • Falanges: Também aqui em número de três para cada dedo do pé, exceto o primeiro dedo ou “dedão”, que tem apenas duas, como o polegar.

ossos-do-pé

Tarso

O tarso é formado por sete pequenos ossos, sendo o tálus o único que se articula com a tíbia e a fíbula, conectando as ao pé. Os ossos do tarso dividem-se em duas fileiras. Na fileira proximal, encontram-se o calcâneo e o tálus. O calcâneo é o maior osso do tarso e absorve o peso e impactos do corpo humano, articulando-se com o cuboide, o navicular e o tarso.

Já o tálus localiza-se sobre o calcâneo, articulando-se com o mesmo e com a extremidade inferior da tíbia.  A outra é a fileira distal, que compõe os ossos cuboide, o navicular e cuneiformes (três peças).

Metatarso

O metatarso constitui a porção mediana do pé, e é formado pelos cinco longos ossos metatarsais que compõem o “peito do pé”. O metatarso articula-se com o tarso através de suas extremidades proximais.

Falanges

As falanges possuem quatorze ossos no total, sendo três por dedo (a exceção é o hálux, que possui dois ossos). Assim como seus homônimos localizados na mão, as falanges compõem os dedos e são as extremidades finais dos ossos das pernas. As falanges articulam-se com o metatarso através da extremidade distal do mesmo.

Articulações dos ossos do pé

As articulações dos ossos do pé, principalmente as do tarso, são formadas por fortes ligamentos, cuja função é promover a flexibilidade, estática e dinâmica dos pés, nos momentos em que a pessoa estiver caminhando, correndo ou simplesmente de pé. São as articulações as responsáveis, juntamente com os ossos do pé, pela estabilidade que os pés proporcionam ao esqueleto humano, fazendo o papel de alicerce do corpo humano.

Continue aprendendo sobre os OSSOS DA PERNA