Ossos da Perna | Fêmur, Tíbia, Fíbula (Perônio) | Anatomia e Resumo

Há certa analogia entre os ossos da perna e os do braço. Realmente, a coxa tem, como o braço, um só osso, o fêmur, e a perna tem dois, como o antebraço, a tíbia e o perônio (ou fíbula). Assim como o úmero do braço, o fêmur apresenta a extremidade superior esférica, encaixada em uma cavidade do ílio (um dos ossos da bacia, como vimos) denominada acetábulo. A seguir, apresentaremos a anatomia dos ossos da perna em um resumo completo.

Ossos da perna – Fêmur

O fêmur está localizado na coxa e é o maior e mais resistente osso que compõe o esqueleto humano. Em sua extremidade superior, o fêmur apresenta uma cabeça superior destacada e arredondada, que articula-se com o osso do quadril (ilíaco), a partir de uma conexão entre o semilunar do acetábulo e sua cabeça esférica. Já em sua extremidade inferior, articula-se com a patela (também conhecida como rótula) e a tíbia, formando a articulação do joelho.

fêmur-o-maior-dos-ossos-da-perna

 Tíbia

A tíbia é um osso medial longo, conhecida popularmente como “canela”. Em sua extremidade superior (cabeça) articula com o fêmur e a rótula a partir dos meniscos, enquanto na extremidade inferior articula com o tálus. Possui um formato semelhante à um prisma.

tíbia-e-fíbula

Fíbula (Perônio)

A fíbula (também conhecida como perônio) está localizada paralelamente à tíbia, articulando-se lateralmente com a mesma em ambas as extremidades. Entretanto, não há movimentos articulares entre as mesmas, caracterizando esse tipo de articulação como sindesmose.

O formato da fíbula também é semelhante a um prisma, assim como na tíbia. A fíbula, entretanto, é bem menor que a tíbia e, em conjunto com a mesma, articula-se com o tálus, que é a articulação responsável pelos movimentos do tornozelo.

Ossos do pé

Na extremidade final dos membros superiores temos os ossos dos pés, que muito se assemelham à estrutura formada pelo esqueleto das mãos. São ossos importantes do esqueleto humano pois, juntamente com os músculos, formam o alicerce do corpo humano. O esqueleto do pé divide-se em três segmentos: tarso, metatarso e falanges.

Aprenda mais sobre a anatomia dos OSSOS DO PÉ

Articulações dos ossos da perna

As articulações que interligam os ossos da perna são responsáveis por promover o movimento do tipo dobradiça entre o fêmur e a tíbia, ou entre essa e o tálus. Essa articulação é do tipo uniaxial, ou seja, permite apenas que a perna se movimente em duas direções, no caso para frente e para trás, movimento conhecido como flexão e extensão.

Continue aprendendo sobre o ESQUELETO HUMANO

Gostou desse artigo sobre os ossos da perna? Compartilhe!