Sistema locomotor – Anatomia e função | Muscular e ossos

O sistema locomotor humano é uma estrutura complexa e muito importante ao organismo. É constituído da união de três sistemas do corpo humano: sistema esquelético, muscular e articular. Conheceremos a seguir sua anatomia completa, funções e curiosidades.

sistema-locomotor



Função do sistema locomotor

O sistema locomotor é o responsável por unir e sustentar todos os órgãos do corpo humano. Além disso, atua no armazenamento de minerais indispensáveis para o bom funcionamento do organismo, bem como na produção das células sanguíneas.

Também é responsável pelos movimentos e locomoção do indivíduo, através do trabalho conjunto de vários componentes do organismo, os quais listaremos a seguir.

Anatomia do sistema locomotor

Como dito anteriormente, o sistema locomotor humano é formado por vários componentes do organismo, sendo:



  • Os ossos;
  • Músculos;
  • Articulações;
  • Ligamentos;
  • Tendões.

Postura e locomoção

As mudanças de posição de umas partes do corpo em relação a outras, de que se origina não só a maneira de estar, mas também a possibilidade de se deslocar no espaço e muitas outras atividades do indivíduo (escrever, falar, mover, os olhos, etc.), se realizam graças à contração dos músculos estriados somáticos.

No sistema locomotor, estas contrações devem estar perfeitamente ajustadas em intensidade e sucessão no tempo para que delas resulte um ato útil ao indivíduo, e esta organização superior das funções é efetuada pelo sistema nervoso.

Ossos

O esqueleto pode ser considerado o “chassi” do sistema locomotor, pois é nele que estão enraizados os músculos, tendões e articulações.



Os ossos são constituídos por um tecido duro e inelástico, o tecido ósseo, formado por células estreladas —os osteócitos— e abundante substância intercelular que consiste numa matriz orgânica infiltrada de sais cálcicos.

sistema-locomotor-ossos

A superfície do osso é recoberta pelo periósteo, camada de tecido fibroso na qual é frequente encontrar também osteoblastos, células relacionadas com a formação de novo tecido. Os ossos são de formas e tamanhos muito diversos.

Considerando a forma, dividem-se em longos, chatos e irregulares. Por sua estrutura distingue-se o osso compacto e o esponjoso; de estrutura compacta são a cana dos ossos longos e a camada superficial dos chatos; a estrutura esponjosa, constituída por uma delicada rede tridimensional de lamínulas ósseas, é a das extremidades (epífises) dos ossos longos e abunda nos chatos.



Os músculos no sistema locomotor

Os músculos do corpo humano são componentes imprescindíveis para o funcionamento do sistema locomotor. No sistema muscular, podemos destacar três tipos de músculos:

No sistema locomotor, o músculo estriado esquelético atua em conjunto com o esqueleto humano, auxiliando na movimentação e postura do mesmo. Graças ao músculo esquelético, somos capazes de realizar os mais variados movimentos, desde as expressões faciais até mesmo a ação de caminhar.

sistema-locomotor-muscular

Através de estímulos provenientes das terminações nervosas, os músculos se contraem e, com isso, auxiliam na tração dos ossos aos quais estão conectados. Os movimentos de alavanca executados pelo esqueleto (como, por exemplo, ao levantarmos um copo) só são possíveis graças à contração e relaxamento dos músculos envolvidos, o que chamamos de músculos agonistas e antagonistas.

Articulações

No sistema locomotor, denomina-se articulação a conexão entre dois ossos contíguos. Sua estrutura é muito variada e dela depende o grau de movimento que ambos os ossos podem ter. Classificam-se em:

  •  Sinartrose: Quando há contato íntimo entre os ossos, não existe cavidade articular e o movimento é impossível. Os ossos estão unidos por tecido fibroso —como nas suturas dos ossos do crânio— ou por cartilagem hialina.
  • Anfiartrose: Permite movimentos muito limitados. A união é feita por fibrocartilagem e há ligamentos que mantêm os ossos em posição. A este tipo de articulação pertencem as uniões entre as vértebras,
  • Diartrose: Os Movimentos possíveis são de intensidade variável. Munidos de uma camada de cartilagem sobre suas superfícies articulares, os ossos estão separados por uma cavidade articular; unia série de ligamentos impede que se desviem de suas posições de relação.

A amplitude dos movimentos no sistema locomotor depende da forma das extremidades articulares dos ossos e da disposição dos ligamentos. A cavidade articular é recoberta pela membrana sinovial cujas células segregam um líquido que enche a cavidade e lubrifica as superfícies em contato.

As cartilagens articulares e o liquido sinovial fazem que o atrito dos ossos ao se moverem um contra o outro seja mínimo.

Ligamentos

Os ligamentos são massas de tecido conjuntivo em que as fibras de colágeno estão muito reforçadas e formam feixes de grande consistência, dispostos segundo as linhas de maior tensão mecânica. Geralmente se estendem de um osso a outro de ambos os lados das articulações, auxiliando no funcionamento do sistema locomotor.



Tendões

As uniões dos músculos aos ossos não se fazem diretamente, mas sim por intermédio de faixas de tecido conjuntivo, que constituem os tendões. As capas conjuntivas dos feixes de fibras musculares continuam-se por fibras tendinosas, as quais, pela outra extremidade, passam ao interior do periósteo podem inclusive penetrar na substância dura do osso.

Dinâmica do esqueleto no sistema locomotor

A produção de movimentos e o desenvolvimento de forças de resistência frente a qualquer tensão obedecem à atividade dos músculos que atuam sobre o esqueleto, que é um complexo sistema de alavancas do sistema locomotor.

Os três tipos clássicos de alavancas estão representados no corpo humano. Assim, por exemplo, a flexão do cotovelo corresponde ao funcionamento de uma alavanca de terceiro gênero.

Funcionamento do sistema locomotor

O rendimento mecânico do sistema locomotor depende, entre outros fatores, do ponto de aplicação da força e da direção do esforço, e a análise de cada caso particular demonstra que a inserção dos músculos nos ossos e sua orientação são as mais apropriadas para a finalidade desejada.

Em regra, os músculos não atuam isoladamente, intervindo vários em cada movimento. Como dito anteriormente, suas atividades se reforçam ou se opõem (agonistas no primeiro caso, antagonistas no segundo). O mero ato de manter-se em pé exige o concurso de numerosos músculos.

Continue aprendendo sobre o ESQUELETO HUMANO

Gostou de aprender sobre a anatomia e função do sistema locomotor? Compartilhe!