Pelve feminina e masculina – Anatomia dos ossos do quadril

A pelve, também chamada de cintura pélvica ou bacia, é uma estrutura formada por um conjunto de ossos do quadril.

pelve-anatomia



A cintura pélvica constitui nos seguintes ossos:

  • Ílio;
  • Ísquio;
  • Púbis;
  • Sacro;
  • Cóccix.

Essa estrutura apresenta diferenças anatômicas de acordo com o gênero (homem/mulher).

Pelve feminina e masculina

Nas mulheres a estrutura da pelve é projetada para favorecer a gestação e o parto. Já nos homens, esse conjunto de ossos do quadril tem como principal objetivo suportar mais peso. É exatamente por isso que a pelve nos homens possui maior quantidade de músculos.



Estrutura da cintura pélvica

Tanto em homens quanto em mulheres, a cintura pélvica é formada por:

  • Ossos;
  • Articulações;
  • Ligamentos;
  • Forames isquiáticos.

Cada um desses elementos desempenha funções específicas essenciais para o corpo humano. Vamos ver agora os detalhes sobre cada um deles.

Ossos da pelve

Conforme mencionado, os ossos da pelve são: ílio, ísquio, púbis, sacro e cóccix. O ílio, ísquio e púbis são ossos que se fundem formando os chamados ossos ilíacos ou ossos do quadril. Esses ossos são firmemente conectados ao sacro. Logo, a união estabelecida dos ossos ilíacos, sacro e cóccix formam a pelve.



ossos-do-quadril

Osso ilíaco

O osso ilíaco (ossos ilíacos em fusão), apresenta uma região superior alargada e uma parte inferior com uma abertura grande, que é chamada de buraco obturado.

Na face externa do osso ilíaco, acima do buraco obturado, está uma cavidade conhecida como acetábulo (superfície côncava da pelve). No acetábulo há duas bordas, a anterior e posterior. Na parte interna dessa região da cintura pélvica está uma incisura na qual é inserido o ligamento da cabeça do fêmur (um importante osso do corpo humano).

Osso sacro

O osso sacro, por sua vez, se articula em cada lado com os ilíacos, enquanto que os ilíacos se unem anteriormente pela sínfise púbica. Entre os ossos ilíacos e o sacro há pouquíssimo movimento, já que são estruturas mais fixas e firmes.



Quando o corpo está na posição sentada, o peso do corpo é encaminhado às tuberosidades isquiáticas. Já na posição ereta, o peso é encaminhado da pelve para os membros inferiores (cintura pélvica, coxas, pernas e pés).

Articulações dos ossos do quadril

A estrutura dos ossos do quadril abriga 4 articulações:

  • Articulações lombossacrais;
  • Articulação sacrococcígea;
  • Articulação sacroilíaca;
  • Sínfise púbica.

articulações-da-pelve

Articulações lombossacrais dos ossos do quadril

As lombossacrais são articulações compostas que têm sua estabilidade garantida devido aos ligamentos iliolombares. Tais articulações são formadas por duas outras chamadas zigoapofisárias posteriores e uma articulação intervertebral.

Articulação sacrococcígea

A sacrococcígea trata-se de uma articulação cartilaginosa secundária responsável por fazer a conexão do sacro com o cóccix.

Essa articulação é reforçada por meio dos ligamentos sacrococcígeos anterior e posterior.

Articulação sacroilíaca da pelve

A articulação sacroilíaca possui fibrocartilagem e apresenta uma limitada amplitude quanto ao movimento da pelve. As superfícies dessa articulação estão localizadas entre o sacro e o íleo.

Sínfise púbica

Essa articulação une os ossos púbicos em uma articulação cartilaginosa secundária. Ela abriga o chamado disco interpúbico fibrocartilaginoso na cintura pélvica.



Ligamentos da pelve

Os ligamentos principais existentes na pelve são:

  • Ligamento sacrotuberoso;
  • Ligamento sacroespinhoso.

ligamentos-da-pelve

Ligamento sacrotuberoso

Esse ligamento vai do dorso da borda lateral do sacro até a tuberosidade isquiática. É o maior ligamento da pelve.

Ligamento sacroespinhoso

O sacroespinhoso é um ligamento dos ossos do quadril que se estende entre a borda lateral do sacro e a espinha isquiática.

Forames isquiáticos da pelve

Forames consistem em aberturas que possibilitam a passagem de músculos, vasos, artérias, veias e demais estruturas por meio de ossos ou entre os ligamentos. Em síntese, o forame permite a ligação (ou conexão) de uma região do corpo a outra. Na cintura escapular há:

  • Forame isquiático maior;
  • Forame isquiático menor.

Forame isquiático maior

É formado pela incisura isquiática maior e também pelas fibras dos ligamentos (sacrotuberoso e sacroespinhoso). Esse forame apresenta os seguintes elementos:

  • Nervo do quadrado femoral;
  • Nervo isquiático;
  • Nervo cutâneo posterior da coxa;
  • Nervo e a artéria glútea inferior;
  • Músculo piriforme.

Forame isquiático menor

É formado pelos mesmos ligamentos do forame maior. No entanto, eles estão em contato com a incisura isquiática menor. Esse forame apresenta:

  • Artéria pudenda interna;
  • Nervo pudendo;
  • Tendão do obturador interno;
  • Nervo do obturador interno.

Diferenças entre a pelve feminina e masculina

pelve-feminina-masculina

Como já mencionado, a pelve feminina e masculina apresentam diferenças quanto à estrutura. De forma geral, a pelve nas mulheres é mais larga e rasa, fazendo que exista um amplo espaço que favorece o parto.

Já a pelve dos homens é mais pesada devido ao maior número de inserções musculares, ângulo subpúbico menor, arco púbico mais estreito, introito pélvico menor, introito pélvico arredondado e espaço entre as tuberosidades isquiáticas menor.

Órgãos e demais elementos localizados na pelve

Além de conhecer a estrutura anatômica da pelve, é de suma importância saber quais órgãos e demais elementos estão posicionados nessa região do corpo. É isso que vamos ver agora.

Bexiga

A bexiga é um dos órgãos pertencentes ao sistema urinário, sendo responsável por armazenar a urina que é produzida pelos rins e eliminada por meio da uretra (canal que vai da bexiga até o meato urinário).

Partes terminais dos ureteres

Também integrantes do sistema urinário, os ureteres são tubos que integram as vias urinárias e são responsáveis por ligar o rim à bexiga.

Órgãos genitais

Os órgãos genitais (masculinos ou femininos) estão presentes na região da pelve.

Reto

O reto é a parte final do intestino grosso. A função dele é estabelecer a comunicação do cólon com o ambiente externo por meio do ânus.

Funções dos ossos do quadril

Com relação às funções essenciais dos ossos do quadril no corpo humano, vejamos quais são.

  • A pelve atua na transmissão do peso da região superior do corpo para os membros inferiores (cintura pélvica, coxas, pernas e pés). Isso faz que o corpo humano se mantenha balanceado;
  • O conjunto ósseo que forma a pelve age como uma unidade em todos os movimentos do corpo, que também estão relacionados aos movimentos realizados pela estrutura que compreende a coluna vertebral;
  • Os músculos dos ossos do quadril desempenham um papel fundamental na proteção dos órgãos internos (mencionados anteriormente) que estão localizados nessa região do corpo.

Além de conhecer a estrutura e demais aspectos relacionados à pelve, recomenda-se estudar as demais partes do corpo humano para compreender todos os detalhes quanto ao funcionamento dessa fascinante estrutura.

Cintura pélvica (Pelve) – Ossos do quadril

 

Continue aprendendo sobre o ESQUELETO HUMANO

Gostou de aprender sobre a anatomia dos ossos do quadril? Compartilhe!