O osso lacrimal é o menor e mais delicado dos ossos que compõem o viscerocrânio (esqueleto da face). Está presente em par, localizado na face interna da órbita ocular (próximo aos ossos nasais). Conheça a seguir sua anatomia e função.
Anatomia do osso lacrimal
Em sua anatomia, consiste em uma estrutura pequena, de formato laminar. É composto basicamente por tecido ósseo compacto, apresentando um formato de quadrilátero. Podemos segmentar sua face externa em:
- Região anterior: Em sua região anterior, apresenta um pequeno sulco, que se direciona a um sulco originário do osso da maxila, formando o chamado sulco lacrimo-nasal, cuja função é alojar o saco lacrimal (o qual descreveremos mais a frente).
- Região posterior: Sua região posterior apresenta um formado plano, direcionando-se ao osso etmoide.
Em sua região medial, apresenta uma pequena crista vertical (chamada de crista lacrimal posterior), que se estende até o hámulo lacrimal, conectado à maxila.
Já a face interna do osso lacrimal apresenta um pequeno sulco vertical, o qual espelha-se com a crista da face externa. Essa região participa da formação dos ossos da fossa nasal (através de sua extremidade superior). Já sua extremidade inferior conecta-se às massas laterais do osso etmoide.
Saco lacrimal
Conforme mencionado, a região anterior da face externa do osso apresenta um sulco destinado ao alojamento do saco lacrimal. Esse elemento é a extremidade superior do ducto naso-lacrimal, cuja função é atual na produção e drenagem das lágrimas.
Conexão com outros ossos
O osso lacrimal apresenta limitações com outros quatro ossos que compõem o viscerocrânio:
- Osso frontal;
- Etmoide;
- Maxila;
- Concha nasal inferior.
Todos eles são interligados através das suturas, articulações formadas a partir de tecido conjuntivo denso. Essas articulações apresentam estruturas fibrosas rígidas que, em conjunto com as bordas serrilhadas dos ossos, os mantém unidos se maneira sólida, não permitindo movimentos entre si.
Osso lacrimal – Resumo da anatomia e função
Através desse estudo, podemos verificar que o osso lacrimal é o menor e mais delicado dos ossos que compõem os ossos da face. Presente no viscerocrânio em par, sua face externa possui um alojamento para acomodar o saco lacrimal, tendo uma pequena participação sistema lacrimal. Além disso, participa da formação da estrutura da órbita ocular e da fossa nasal.
Gostou de aprender sobre a anatomia e função do osso do viscerocrânio? Compartilhe!