Osso etmoide – Anatomia e função | Ossos do viscerocrânio

O osso etmoide localiza-se no eixo do viscerocrânio (esqueleto da face), em sua região anterior. Apresenta um formato bastante irregular e complexo, participando da formação das cavidades craniana e nasal. Confira a seguir a anatomia completa e função desse importante componente do esqueleto cefálico.

etmoide-ossos-do-viscerocrânio



Anatomia do osso etmoide

O osso etmoide se caracteriza pelo formato curto e leve, com uma estrutura esponjosa. Apresenta uma anatomia complexa e peculiar, composta por duas laminas e uma série de labirintos. As laminas apresentam um perfil largo e achatado, e se dividem em três:

  • Lamina crivosa: Também chamada de lâmina horizontal, apresenta numerosos crivos em sua estrutura. Em sua anatomia, apresenta dois pequenos canais, cuja função é alojar os bulbos olfativos. Apresenta dois pequenos forames (furos passantes), os quais permitem a passagem dos filetes nervosos olfativos.
  • Lâmina perpendicular: Assim como a crivosa, possui um formato achatado. Participa ativamente da formação de parte da região medial da parede do septo nasal, ligando-se ao mesmo através de sua cartilagem.
  • Lâmina cibriforme: Junto aos labirintos, participa da formação da fossa nasal, sendo responsável por constituir o teto da mesma. Apresenta uma pequena proeminência em sua região superior, denominada crista galli. Essa proeminência possui esse nome pois se assemelha a uma crista de galo. A foice do cérebro (fissura que separa seus dois hemisférios) permanece conectada à mesma.

Labirintos

Os labirintos do osso etmoide são constituídos por pequenas fossas distribuídas irregularmente pelo mesmo. Os labirintos do osso compõem as conchas nasais média e superior, contribuindo para a formação da fossa nasal.

osso-etmoide-anatomia



Nessas fossas podemos encontrar uma grande quantidade de células etmoidais, por onde penetram os filetes nervosos olfatórios na fossa craniana.

Articulação entre os ossos

O osso etmoide conecta-se com outros 15 ossos do crânio através de suturas, um tipo de articulação formado a partir de tecido conjuntivo denso. Somadas as bordas serrilhadas desses ossos, as suturas caracterizam-se por conectá-los de maneira sólida, não permitindo movimentos entre si.

Dessa forma, o osso etmoide mantem conexões entre os seguintes ossos:



Osso etmoide – Resumo da anatomia e função

Estudando sobre a anatomia do osso etmoide, podemos verificar que apresenta características bastante peculiares, com um formato complexo e irregular, caracterizado principalmente por sua estrutura esponjosa. Participa ativamente da formação de grande parte da fossa nasal, contribuindo assim para o processo respiratório e estrutura anatômica dos ossos da face.

Além disso, possui uma série de canais e fossas, nos quais transpassam importantes filetes nervosos. Em seus labirintos, podemos encontrar uma grande quantidade de células etmoidais, que permitem a comunicação entre a região e a fossa craniana, transpassando os nervos olfatórios.

Gostou desse artigo sobre o etmoide, osso do neurocrânio? Compartilhe!