Osso nasal – Anatomia e função | Ossos do viscerocrânio

Os osso nasal está presente em par no viscerocrânio. Constituem em duas estruturas localizadas no eixo do esqueleto facial, em sua região média superior. Juntos, formam seu dorso (também conhecida como glabela). Conheça a seguir tudo sobre sua anatomia.

osso-nasal-anatomia



Anatomia do osso nasal

O osso nasal constitui em duas pequenas peças de formato quadrangular e simétrico. Apresentam conexões com outros três ossos da face:

Essas conexões se dão através das suturas, articulações formadas a partir de tecido conjuntivo denso. Essa característica, somada às bordas serrilhadas dos ossos, lhes confere um travamento sólido, de maneira que não ocorram movimentos entre os mesmos. A estrutura do osso nasal compreende tecido mole, com uma terminação pontiaguda.

Fraturas no osso 

Por apresentar uma estrutura pequena e fina, bem como localizar-se em uma região vulnerável do crânio humano, o osso nasal está sujeito a eventuais fraturas ou lesões cartilaginosas. O diagnóstico se dá através de exame físico, ou mesmo uma radiografia.



No caso de uma lesão cartilaginosa, o tratamento é feito com base de compressas de gelo e, em alguns casos, na drenagem, afim de evitar inflamações na cartilagem. Em casos de fratura, é necessária uma intervenção cirúrgica, afim de restaurar e reposicionar os ossos nasais em sua disposição original.

Gostou desse artigo sobre o osso do viscerocrânio? Compartilhe!