O osso frontal localiza-se na região anterior do neurocrânio, formando a curvatura da testa em direção ao topo da cabeça. Apresentaremos a seguir a função e anatomia completa do osso.
Anatomia do osso frontal
Em sua anatomia, o osso é composto por uma grande área, de formato simétrico e face convexa. Sua extensão envolve a testa, curvatura superior das cavidades oculares e parte superior (teto) da cavidade nasal.
Em sua anatomia, o osso é dividido em três segmentos:
- Região escamosa;
- Região Orbital (ou face orbital);
- Região Nasal.
Cada uma delas possui funções específicas em diferentes regiões do crânio humano, as quais detalharemos a seguir.
Região escamosa do osso frontal
A região escamosa do osso frontal é a maior das três segmentações do osso. É a área que compreende a curvatura da testa, limitando-se superiormente com a calota craniana. Em sua região média inferior, encontram-se os seios frontais (logo acima do arco superior das cavidades oculares), cujo septo delimita as fossas nasais.
Pouco acima das bordas orbitais, localizam-se os arcos superciliares, saliências ósseas em cujas margens inferiores localizam-se as sobrancelhas. Entre os arcos superciliares, encontra-se a glebela, entre a testa e o nariz, posicionada no eixo do osso.
Em sua face interna, localiza-se a crista frontal, uma fina protuberância óssea. É na terminação da crista frontal que se enraíza a dura-mater (a meninge mais próxima do osso).
Região orbital
A região orbital do osso frontal localiza-se em sua borda inferior, e forma o teto das cavidades das órbitas. Nesse segmento encontram-se dois forames etmoidais:
- Anterior: Permite a passagem dos nervos etmoidais anteriores (ramificações do nervo nasociliar);
- Posteriores: Proporciona a passagem dos nervos etmoidais posteriores.
Região nasal
Em sua região nasal, o osso etmoide participa da formação do teto da cavidade nasal. Um componente importante presente nessa área é a incisura etmoidal, que separa as duas laminas orbitais. Apresenta conexões entre os ossos nasais e a maxila.
Função do osso frontal no neurocrânio
Além de formar o arco superior das cavidades oculares e teto da cavidade nasal, possui a função de proteger o lobo frontal do cérebro, assim como os filetes nervosos olfativos provenientes da lâmina cribriforme do osso etmoide.
Conexões entre os ossos
O osso frontal conecta-se a outros ossos através das suturas, articulações formadas por um denso tecido conjuntivo. Em conjunto com as bordas serrilhadas dos ossos, essa articulação proporciona um travamento sólido entre os mesmos, não permitindo movimentações entre si. Dessa forma, podemos classifica-la como uma articulação fixa. O osso articula-se com:
Fraturas no osso frontal
Por localizar-se em uma área vulnerável do esqueleto cefálico, o osso está sujeito a eventuais lesões ou fraturas, resultantes de fortes pancadas ou quedas. Os diagnósticos são realizados através de tomografias, sendo na maioria das vezes necessária uma intervenção cirúrgica.
Resumo – Anatomia e função do osso
Através desse estudo, podemos verificar que o osso frontal compreende a área que se estende deste a curvatura da testa até os arcos superiores das cavidades oculares. Além disso, através de sua região nasal, forma o teto da cavidade nasal.
Em sua região escamosa, na face interna, insere-se a dura-mater, a mais externa das meninges. Desempenha a função de proteger o lobo frontal do cérebro e os filetes nervosos olfativos, provenientes do osso etmoide.
Gostou de conhecer esse osso do neurocrânio? Compartilhe!