Osso zigomático – Anatomia e função | Ossos do viscerocrânio

O osso zigomático está presente no viscerocrânio em par, um de cada lado do crânio. Apresenta um formato irregular, e constitui a porção lateral inferior da órbita ocular.

Em conjunto com os processos zigomáticos dos ossos da maxila e temporal, forma o arco zigomático (a maçã do rosto). Aprenda a seguir tudo sobre a anatomia do osso.



osso-zigomático

Anatomia do osso zigomático

O osso zigomático apresenta um formato bastante irregular. Apresenta um formado quadrangular e levemente achatado, composto por três faces:

  • Face malar: De formato côncavo, apresenta um pequeno orifício – o forame zigomático-facial – cuja função é permitir o transpasse dos nervos zigomático-faciais;
  • Face lateral: Apresenta um formato levemente côncavo e irregular, localizada na extremidade inferior do osso;
  • Face orbital: Localizada na extremidade superior do osso, apresenta um formato de meia lua, formando a curva inferior da órbita ocular.

anatomia-do-osso



Em sua anatomia, o osso também atua como um dos pontos de ancoragem do masseter, músculo associado à mastigação.

Articulações entre os ossos

O osso zigomático se mantem conectado a outros quatro ossos do crânio:

Essas conexões são possíveis graças as suturas, articulações de características fibrosas, compostas por tecido conjuntivo denso.



Essas características, somadas às bordas em formato serrilhado dos ossos, contribui para que os ossos se mantenham fixados de maneira sólida uns com os outros. Essas articulações são do tipo fixa, ou seja, não permitam movimentos entre seus componentes. A essas conexões damos o nome de apófises (ou processos).

Apófises (processos) zigomáticas

No que se refere as apófises (processos) zigomáticos, podemos encontrar:

  • Apófise frontal: Conexão articular entre o osso zigomático e o osso frontal;
  • Apófise temporal: Conexão articular com o osso temporal;
  • Apófise maxilar: Conexão articular com a maxila.

O arco zigomático – “maçãs” do rosto

Conforme dito mais acima, a conexão entre os ossos zigomático, temporal e maxila formam o arco zigomático, conhecido popularmente como “maçã” do rosto. Essa proeminência contribui para o formato da bochecha e assoalho da órbita.

Forames zigomáticos

O osso zigomático apresenta três pequenos forames (orifícios passantes). Cada um deles possui uma função específica no esqueleto do crânio:

  • Forame zigomático-orbital: Localizada próxima a borda interna da face orbital do osso, próxima a apófise-frontal. Possui comunicação com o forame facial e conduz os nervos zigomáticos facial e temporal;
  • Forame zigomático-facial: Localizado entre a face lateral e apófise frontal do osso, esse forame serve como um canal para a passagem do nervo zigomático-facial;
  • Forame zigomático-temporal: Encontrado na apófise temporal, conduz o nervo zigomático-facial.

Osso zigomático – fraturas

Por localizar-se em uma região vulnerável e apresentar características pouco robustas, o osso zigomático está sujeito a eventuais fraturas e traumas. Muitas vezes podem ocorrer não apenas fraturas no osso, como também a separação entre o mesmo e algum dos ossos nos quais é conectado.

Esse tipo de fratura pode ocasionar grandes transtornos no que se refere à estética do indivíduo. Dessa forma, procedimentos cirúrgicos são necessários para uma correta reconstrução e regeneração óssea. Em casos mais severos, costuma-se recorrer ao preenchimento zigomático, afim de regenerar o formato original da região.

viscerocrânio

Gostou desse artigo sobre esse osso do viscerocrânio? Compartilhe!