O o0sso hioide localiza-se logo abaixo da mandíbula, na região anterior do pescoço. Possui uma característica bastante curiosa: é o único dos 206 ossos do corpo humano que não se articula com nenhum outro, conectando-se apenas aos músculos existentes ao seu redor. Acompanhe esse artigo e conheça a seguir a anatomia e função do osso no corpo humano.
Anatomia do osso hioide
O osso hioide possui o formato simétrico, semelhante a uma ferradura, em cujas lâminas apresentam perfis quadriláteros e alongados. Em sua anatomia, podemos dividi-lo em:
- Corpo: Região frontal do osso, possui um perfil levemente arredondado, sendo a região mais robusta do osso;
- Cornos maiores: Partindo do corpo, seguem paralelamente um ao outro em direção oposta ao mesmo. Sua aparência no conjunto pode ser comparada às hastes de óculos. São alongados e sua espessura é menor se comparada à do corpo. Apresentam elementos parcialmente esféricos em suas extremidades;
- Cornos menores: Tratam-se de duas saliências ósseas, semelhantes a pequenos chifres. Localizam-se entre o final do corpo e começo do corpo menor. Inserem-se nos cornos menores enraizamentos do músculo estilo-hioideo, originário do processo estiloide do osso temporal. Esse músculo, junto a músculo digástrico (o qual descreveremos mais a frente), atua diretamente no processo de deglutição, ajudando a manter a boca aberta.
Conexões com os músculos da cabeça e pescoço
Como descrito acima, o osso hioide não mantem conexão com nenhum outro osso do corpo, interagindo apenas com os músculos da cabeça e do pescoço, localizados nas proximidades.
Para que se mantenha suspenso em sua posição, conta com uma série de inserções de ligamentos, fáscias e músculos que possuem origem nos:
- Músculos faríngeos;
- Músculos Laríngeos;
- Infra e supra hioideos;
- M. originários da escápula;
- Língua.
Funções do osso hioide no esqueleto humano
Como se pode observar, alguns dos componentes que atuam na suspensão do osso hioide possuem algo em comum: estão envolvidos nas funções orais. No esqueleto humano, o osso participa das seguintes ações:
- Mastigação;
- Deglutição;
- Fala;
- Respiração.
Como funciona – interação dos músculos com o osso
As ações acima descritas só são possíveis graças a perfeita interação entre o osso hioide e os músculos que o sustentam. Dessa forma, cada um deles colabora para uma função específica, às quais descreveremos a seguir.
Os músculos faríngeos comprimem o osso, o que acarreta na elevação da faringe, atuando como uma espécie de abraçadeira. Já seu trabalho conjunto ao músculo laríngeo permite o ajuste fino das dimensões da passagem do ar.
Músculos supra hioideos
Os músculos supra hioideos são quatro, responsáveis pelas seguintes funções:
- Milo-hioideo: Eleva o osso hioide, assoalho da boca e língua. Também abaixa a mandíbula;
- Gênio-hioideo: Possui duas funções: protrai o hioide e abaixa a mandíbula;
- Digástrico: Retrai e abaixa a mandíbula;
- Estilo-hioideo: Impulsiona o osso hioide para cima e para trás.
Músculos infra hioideos
Os músculos infra hioideos também são quatro, que atuam nas seguintes funções:
- Músculo omo-hioideo: Baixa e impulsiona para trás o osso hioide e a laringe;
- Esterno-hioideo: Auxilia o músculo omo-hioideo nas mesmas funções;
- Esterno-tireoideo: Baixa o osso e a cartilagem da glândula tireoide;
- Tireo-hioideo: Baixa o osso.
Resumo: anatomia e funções do osso hioide
Com base neste artigo, podemos concluir que o osso hioide é o único dos ossos do corpo humano que não se conecta nem se articula com nenhum outro. Ao invés disso, mantem-se suspenso em sua posição com o auxílio de diversos músculos, ligamentos e fáscias que se avizinham ao mesmo.
Sua função no esqueleto humano é atuar nas ações de deglutição, fala, mastigação e respiração, sendo um componente indispensável para o bom funcionamento dos sistemas respiratório e digestivo.
Gostou de aprender sobre a anatomia e função do osso hioide? Compartilhe!