Faringe – Função e a anatomia do órgão | Músculos e cartilagens

A faringe é um órgão integrante de dois sistemas: o respiratório e o digestório. Por estar localizada em frente à coluna cervical, na região do pescoço, a faringe atua como um estratégico ponto de encontro entre esses dois sistemas.

faringe-função



Esse canal ou tubo muscular e membranoso que é a faringe se comunica com o nariz e a boca, promovendo a ligação dessas regiões do corpo com a laringe e o esôfago.

Estrutura da Faringe

Para saber como esse importante órgão do corpo humano atua e compreender a grande importância dela para o funcionamento do organismo é preciso conhecer os aspectos básicos que envolvem a estrutura desse canal.

Fixada na base do crânio, a faringe apresenta forma semelhante à de um funil (estreita embaixo e larga na parte de cima). Ela mede cerca de 12 a 15cm de comprimento e fica localizada atrás das fossas nasais, da cavidade bucal e da laringe, seguindo até o esôfago. É importante frisar que a mesma também apresenta ligação com os dois ouvidos.



Anatomia

As paredes da faringe são musculosas e apresentam um revestimento de mucosa. Esse tubo que liga o sistema respiratório ao digestório é dividido em 3 partes, que são:

  • Orofaringe;
  • Nasofaringe;
  • Laringofaringe.

faringe-anatomia

Vamos ver na sequência cada uma delas.



Nasofaringe

Trata-se da região que fica na parte superior na faringe. Ela se comunica com as cavidades do nariz por meio das conchas (abertura nasal posterior) e com os ouvidos médios por meio da tuba auditiva presente em cada lado.

Orofaringe

É a parte do meio que fica entre as demais regiões da faringe. Ela se conecta com a abertura da boca por meio de uma região chamada de istmo das fauces.

Laringofaringe

É a parte inferior do órgão. Ela estabelece uma comunicação com a entrada da laringe (órgão que pertence ao sistema respiratório) e na parte mais baixa se conecta com a abertura do esôfago (órgão do aparelho digestório).

A ligação entre a faringe e a laringe é protegida pela epiglote, uma espécie de aba de cartilagem que atua como uma válvula que fecha a entrada do esôfago durante o processo de respiração e encaminha o ar para a traqueia.



Durante o ato de engolir, a epiglote fecha a laringe. Esse mecanismo faz que os alimentos desçam naturalmente para o esôfago, evitando que eles cheguem à traqueia.

Composição da Faringe

A faringe é composta pelas partes externa e interna. Na parte externa, esse canal é formado por uma camada de músculo, que consiste em um revestimento fino.

Já a parte interna é formada por músculos esqueléticos e o revestimento é feito por uma túnica mucosa. É nessa membrana mucosa que ficam armazenados os folículos linfoides, células do sistema imunológico que são responsáveis pela proteção da mucosa da faringe contra agentes que podem provocar doenças.

Amígdalas

Alguns dos folículos presentes nessa região interna são chamados de amígdalas, que apresentam um aspecto saliente e volumoso. As amígdalas podem ser classificadas em 3 tipos: tubárias, palatinas e faríngeas.

  • Amígdalas tubárias: são duas saliências localizadas na região da faringe superior).
  • Amígdalas palatinas: correspondem a duas saliências situadas nas regiões laterais da faringe média. Obs.: é possível visualizar essas amígdalas no fundo da garganta ao abrir bem a boca.
  • Amígdalas faríngeas: estão localizadas no “teto” da laringe superior).

amigdala-palatina

Comunicação com os ouvidos

Conforme mencionado, a faringe também se comunica com os ouvidos. Essa conexão acontece por meio do ósteo farínico da tuba auditiva. Esse ósteo está ligado à região nasal da mesma com a cavidade média timpânica do ouvido.

Funções da Faringe

São várias as funções que a faringe desempenha no corpo humano, já que ela interliga dois sistemas essenciais para a vida humana, o aparelho respiratório e o digestório. Vamos ver agora quais são essas funções.

  • Esse tubo promove a passagem do ar inalado para que ele possa chegar a todos os órgãos do sistema respiratório;
  • A faringe permite que os alimentos ingeridos cheguem de forma adequada ao esôfago, para que posteriormente eles sejam corretamente digeridos pelos demais órgãos do sistema digestório;
  • Devido à estrutura e composição da faringe, durante o ato de respirar e de engolir os alimentos, esses elementos nunca se encontram. Isso é possível graças aos mecanismos que impedem a entrada desses elementos nas vias erradas.

Detalhando as Funções da Faringe

Para compreender ainda melhor o funcionamento da faringe e recapitular alguns pontos sobre a estrutura desse órgão, vejamos as funções explicadas de forma mais detalhada.



Durante o processo digestório

Para evitar que o alimento ingerido seja encaminhado para as vias respiratórias, durante o ato de engolir, a epiglote fecha o orifício que se conecta com a laringe.

A partir disso, o palato mole bloqueia a região superior da faringe e também impede a entrada do alimento. No início do processo de digestão, o alimento é encaminhado para a mesma somente depois de ser mastigado e engolido.

Dessa forma, o bolo alimentar passa por toda a faringe por meio de contrações voluntárias, sendo encaminhado para o esôfago.

Durante o processo de respiração

No começo do processo de respiração, o ar entra pelas fossas nasais ou pelo orifício da boca. Na sequência, ele passa pela faringe, segue para a traqueia e passa pelos brônquios antes de finalmente chegar aos pulmões.

Funcionamento na ingestão dos alimentos

Já no caso da ingestão dos alimentos, eles sempre entram pela boca e seguem até a faringe média, se encaminhando para o esôfago e posteriormente seguindo para o estômago.

É devido à ação da epiglote que a faringe consegue realizar essa dupla função: de permitir a passagem de ar e também dos alimentos, evitando que eles se encontrem ou que sejam encaminhados para locais errados.

Funcionamento geral da faringe  

Todas essas funções da faringe acontecem de forma tão natural que nem sequer são percebidos todos esses detalhes. Esses processos complexos, envolvendo diversos elementos, são executados em questão de segundos.

Isso demonstra a fascinante estrutura do corpo humano, interligando todas as atividades de forma harmônica.

Além de entender a estrutura, mecanismos e funções da faringe, é interessante estudar detalhes sobre todos os elementos que integram o sistema respiratório e o sistema digestório.