Órgãos do corpo humano e suas funções | Anatomia e fisiologia

Os órgãos do corpo humano são formados por um tecido ou por um grupo de tecidos que desempenham determinadas funções. Assim o intestino, o cérebro e fígado, por exemplo, são órgãos.

órgãos-do-corpo-humano-e-suas-funções



Os sistemas do corpo humano

Os sistemas são formados por um conjunto de órgãos do corpo humano, constituídos por um único tecido. Como exemplo temos o sistema esquelético e o sistema nervoso. Já os aparelhos são formados por um conjunto de órgãos constituídos por vários tecidos. Como exemplo temos o aparelho digestivo, respiratório, circulatório, etc.

Resumindo as noções que ficaram expostas, notamos que as células se reúnem e formam os tecidos. Estes por sua vez se reúnem para formar os órgãos do corpo humano. A um conjunto de órgãos dá-se o nome de sistema ou aparelho. Os sistemas e os aparelhos formam, finalmente, o organismo.

Os tecidos

Frequentemente, fala-se de “tecidos”: tecido nervoso, tecido epitelial, conjuntivo etc. Muitas células similares, reunidas, constituem justamente o que se denomina tecido. Em outras palavras, os tecidos são agregações de células que têm a mesma função.



O cérebro é formado pelo tecido nervoso. O tecido epitelial, que reveste como um manto a superfície externa do corpo (faz parte da pele) e as cavidades internas, é constituído de células achatadas que lembram placas de revestimento de piso (epitélio pavimentoso) ou de células em forma de cilindro, de prisma ou de cubos dispostos em fila, uma ao lado da outra (epitélio cilíndrico, prismático, cúbico).

Os ossos são formados de tecido ósseo, os músculos, de tecido muscular, as glândulas, de tecido glandular, e assim por diante. Os tecidos, por sua vez, constituem os órgãos do corpo humano: o cérebro, o coração, o estômago, o intestino, o fígado e os rins são alguns deles.

Estrutura dos órgãos do corpo humano

Cada um dos órgãos do corpo humano reúne em si tecidos diversos. Por exemplo, o estômago contém tecido glandular, que fabrica o suco gástrico (para a digestão dos alimentos), tecido muscular, que lhe dá o movimento (para o escoamento dos alimentos), tecido epitelial, que lhe recobre a superfície externa e interna.



Cada um deles apresenta, portanto, uma estrutura complexa, resultante do conjunto de vários tecidos. Cada um deles difere dos outros não só pela estrutura, forma e aspecto, mas também, e sobretudo, pelas funções que exerce.

O coração é uma bomba que imprime movimento ao sangue, os rins produzem a urina, o cérebro é o centro das atividades intelectuais, o olho está relacionado com a sensação visual e o ouvido com a sensação auditiva.

Órgãos do corpo humano e suas funções

O organismo é formado por numerosos órgãos do corpo humano, os quais trabalham harmonicamente para assegurar a vida. Dá-se o nome de função ao trabalho realizado por um órgão. Cada um deles executa numerosas funções, como, por exemplo, a digestão, circulação, locomoção, visão, etc.

Estas numerosas funções podem ser divididas em dois grupos:



  • Funções destinadas à conservação do indivíduo;
  • Funções destinadas à conservação da espécie.

Funções destinadas à conservação do indivíduo

As funções destinadas à conservação do indivíduo dividem-se por sua vez em dois grupos:

  • Funções de nutrição;
  • Funções de relação.

Funções de nutrição

As funções de nutrição permitem que o organismo se refaça das perdas diárias e produza a energia necessária ao trabalho dos órgãos do corpo humano. As substâncias que vão reparar as perdas do organismo e produzir a energia necessária ao trabalho dos órgãos são os alimentos.

órgãos-do-sistema-digestivo

Os alimentos que ingerimos devem ser transformados a fim de ceder sua parte útil ao organismo.  Estas transformações constituem o objeto da digestão e se realizam num conjunto de órgãos do corpo humano que formam o aparelho digestivo.

Absorção dos nutrientes pelos órgãos do corpo humano

A parte útil dos alimentos é então absorvida, isto é, atravessa as paredes do intestino e cai em vasos chamados vasos sanguíneos e linfáticos, onde circulam dois líquidos chamados respectivamente sangue e linfa.

As correntes sanguínea e linfática se incumbem então de distribuir estas substâncias a todos os órgãos do corpo humano, tecidos e células. Dá-se o nome de sistema circulatório ao conjunto dos órgãos destinados a realizar a circulação do sangue e da linfa.

O papel do oxigênio na função de nutrição

Há um alimento gasoso, que não penetra em nosso organismo pelo aparelho digestivo e sim pelas vias aéreas e pulmões: o oxigênio.

O sangue vai procurar o oxigênio no pulmão e leva-o juntamente com a parte útil dos alimentos, absorvida no intestino, a todas as células: a esta absorção do oxigênio pelas células dá-se o nome de respiração. O aparelho incumbido deste fenômeno chama-se aparelho respiratório.



pequena-e-grande-circulação

Durante a realização destas diversas funções há produção de resíduos que devem ser eliminados do organismo por órgãos do corpo humano específicos. A excreção tem por finalidade libertar o organismo destes resíduos.

Resumo da nutrição dos órgãos do corpo humano

As funções de nutrição do organismo são pois: digestão, circulação, respiração e excreção. Estas funções são também chamadas funções da vida vegetativa, porque os vegetais as possuem.

Funções destinadas à conservação a espécie

As funções dos sistemas e órgãos do corpo humano destinadas a conservação da espécie permitem que o indivíduo se relacione com o ambiente em que vive, isto é, tanto com os objetos que o rodeiam como com os outros indivíduos.

Para nos relacionarmos com o meio em que vivemos precisamos deslocar-nos, locomover, o que fazemos com o aparelho locomotor. Este aparelho é formado por um conjunto de peças ósseas, que constituem o esqueleto.

Os ossos entram em ação pela contração dos músculos. O aparelho locomotor, que realiza a locomoção, compreende, pois, o sistema esquelético e o sistema muscular.

Os órgãos dos sentidos

Há em nosso organismo um certo número de órgãos do corpo humano incumbidos de colher impressões na superfície de nosso corpo: os órgãos dos sentidos. Sabemos que os sentidos são em número de cinco:

Os sentidos são impressionados pela luz, som, partículas gasosas, etc. Para nos relacionarmos com nossos semelhantes e para traduzirmos nossas impressões, precisamos fazer uso, além do aparelho locomotor e dos órgãos dos sentidos, da palavra, a qual é produzida pelas transformações das vibrações do ar no aparelho da fonação, situado na laringe.

As funções de relação dos órgãos do corpo humano correlacionados aos mesmos são chamadas também funções da vida animal, para, lembrar que apenas os animais as possuem e algumas, destas funções, somente o homem as executa, como por exemplo a fonação.

Resumo: funções dos órgãos do corpo humano destinados a conservação da espécie

As funções dos órgãos do corpo humano de relação à conservação da espécie são pois: locomoção, visão, audição, olfação, gustação, tato e fonação.

 

Gostou de aprender sobre a anatomia do corpo humano? Compartilhe!